sábado, 19 de junho de 2010

MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO

CALOR SECO
Destrói os micro-organismos através da oxidação de seus constituintes. A esterilização por calor seco é muito mais lenta e menos eficaz que o calor úmido. Ao contrário do calor úmido, nesse tipo de esterilização o calor é transferido muito lentamente e o nível de hidratação das células tende a diminuir, conferindo certa proteção as proteínas. Não somente este mecanismos, pois dependendo do conteúdo de água na célula, pode ocorrer também a coagulação das proteínas.

UV
É absorvida por muitas substâncias celulares, mas mais significativo pelos ácidos nucleicos, onde geralmente ocorrem lesões. O seu efeito letal é proporcional a dose de radiação aplicada. A região de espectro UV esterilizante é de 220 a 330 nm.Existe uma relação entre os comprimentos de ondas germicidas e aqueles absorvidos pelos ácidos nucléicos ou seus constituintes. Compostos como purinas e pirimidinas absorvem UV aproximadamente em 260 nm. Os aminoáciso aromáticos como triptofano, fenilalanina e tirosina absorvem a 280 nm. Dentre os componentes dos aminoácidos nucléicos, os fosfatos de açúcares não absorvem significativamente UV acima de 220 nm. As pirimidinas são muito mais sensiveis ao UV do que as purinas por isto os efeitos letais e de mutagênese nos sistemas biológicos são atribuídos a transformações fotoquímicas das bases pirimidinas.
A ação esterilizante do UV ocorre primeiramente pela produção de ligações cruzadas entre pirimidinas adjacentes na mesma fita de DNA, formando dimeros.Esta reação ocorre primeiramente entre resíduos de tinina, formando dimeros de tinina, levando perda da integridade do DNA bacteriano.
Essas ligações podem levar erro de leitura no código genético, resultando em mutações. Existem mecanismos de reparo, pelos quais a integridade do DNA pode ser recuperada, dependendo do nivel de lesão.
Menos frequentes dimeros de citosina-timina e citosina-citosina.
Vários fatores podem influenciar na sensibilidade microbiana UV. Destacam-se o pH, o estado fisiológico das células ( a maior atividade é na fase logarítimica de crescimento) e a constituição genética.

ESTERILIZAÇÃO POR CALOR ÚMIDO
Injeção de vapor-----> expulsão de ar presente ----> reator fechado ----> injeção de vapor (até temperatura e pressão adequado 121*C a 1 atm ---> novas injeções p/ manter temp e pressão----->terminada a esterilização----> entrada de vapor fechada ----> entra ar esterilizado (p/ evitar que o resfriamento e consequente condensação do vapor presente gere vácuo danificando o equipamento ou promover a entrada de ar externo)-----> resfriamento e estabilização de pressão interna.

Ref: Biotecnologia Industrial vol 2 Engenharia Bioquimica, coordenadores: Willibaldo Schmidell, Urgel de Almeida Lima, Eugenio Aquarone, Walter Borzani, Ed. Edgard Blücher Ltda, 1a ed. 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário